Ainda sobre o sistema tributário.
O Brasil precisa de um novo sistema de impostos. A sociedade brasileira mostra sinais de profunda insatisfação com o seu sistema tributário. A atual estrutura de impostos no Brasil é um dos mais complexos do mundo, tendo chegado a um estágio avançado de deterioração, irracionalidade, ineficiência e iniquidade.
O caótico sistema tributário no Brasil contava em meados de 2001, imagine hoje, com 55.767 artigos, 33.374 parágrafos, 23.497 incisos e 9.956 alíneas tratando sobre tributos.
Essa miscelânea tributária, está contida em 18.589 páginas de textos, decretos, códigos e portarias. Esses dados, no entanto, desatualizam-se diariamente. A cada ano, são editadas cerca de 300 novas normas sobre o assunto, algo em torno de 1,23 alterações para cada dia útil. Esse manicômio tributário, por si só justificaria um reforma radical na busca urgente da suplificaçao do sistema.
A excessiva carga tributária, essa parafernália tributação, deixa claro que o consumidor contribuinte brasileiro não suporta mais essa enorme carga de impostos indiretos embutidos nos preços dos produtos que adquire.
A consequência desta excessiva tributação é o baixo poder aquisitivo dos salários, bem como a perda de competitividade dos produtos brasileiros nos mercados externos.
Como defesa frente a esta abusiva carga de impostos, o contribuinte vê na sonegação um artifício pra viver com nefastas consequências para o país.
Reforma tributária já.
É o que penso, é o que defendo.
Por: Dr Remi Trinta.